SAP: VISÃO COMÉRCIO EXTERIOR

O ERP SAP é estruturado por módulos, isto é, cada área de negócio é representado por um conjunto de configurações e transações.

Para o SAP funcionar bem é fundamental que os seus cadastros estejam corretos e íntegros.

Os dados dos clientes, fornecedores e produtos, são essenciais para a boa tomada de decisões.

Este conjunto de dados é denominado como “Dados Mestres”.

Os dados mestres descrevem pessoas, locais, entidades e coisas que fazem parte de um contexto empresarial.

O SAP é muito exigente com a qualidade dos cadastros, e todo o processo transacional exige uma boa consistência dos dados mestres.

No SAP, a transação para a criação de um novo material (produto) é a MM01. Esta transação pode ser acessada nas versões com SAP GUI, mas também, tem o seu correspondente em FIORI (nova interface de acesso ao usuário da SAP).

O SAP é um sistema com forte conceito contábil, isto é, praticamente todas as transações afetam imediatamente a contabilização. Dito isso, você verá muitos atributos contábeis no cadastro de materiais. Você precisará se familiarizar com estas definições.

Como o cadastro de materiais no SAP é organizado?

Os dados mestres de materiais são estruturados de forma hierárquica.

Determinados dados são válidos em todos os níveis organizacionais, enquanto outros dados são válidos apenas em certos níveis.

Popularmente, usamos o termo “Expansão” para transferir dados de um nível organizacional para outro.

As unidades organizacionais são as seguintes: Mandante, Empresa, Centros (Filiais), Depósito, Organização de Compra, Organização de vendas, Posição no depósito e Tipo de estoque.

Como os dados do material podem ser organizados?

Os dados no mestre de materiais são organizados de forma que sejam:

  • Válidos para toda a empresa (como descrição do material, unidade de medida, grupo de materiais, etc.)
  • Válidos para uma planta (filial) específica (como tipo MRP, tamanho do lote, controlador MRP, etc.)
  • Válidos para uma organização de vendas e canal de distribuição específicos (como grupo de categorias de itens, hierarquia de produtos, etc.)
  • Válidos para um local de armazenamento específico.
  • Válido para um armazém específico.

Como funciona a estrutura do cadastro de material?

Toda a informação para o gerenciamento do cadastro de um material é armazenado no registro de Dados Mestres de Materiais.

Esse registro contém as principais informações, agrupados por diferentes critérios de seleção.

É possível alterar quase que todas as informações de um cadastro de material, porém existem alguns dados são atualizados apenas pelo sistema.

Os dados de materiais podem ser divididos em duas categorias:

  • Dados de natureza puramente descritiva. (Ex: Descrição, tamanho, dimensão).
  • Dados que o ERP utilizará para algumas funções (Ex: Tipo do MRP e Controle de preço).

Visão do Material

Visto que muitos departamentos na empresa utilizam o mesmo material, mas cada área utiliza diferentes informações, o cadastro do material pode também ser subdividido em departamentos a qual ele pertence ou é utilizado.

Visão de comércio exterior

Nesta visão podemos preencher diferentes valores que irão determinar o comportamento do nosso material em operações de importação e exportação.

Código de mercadoria: Agrupamento de mercadorias para fins estatísticos e deve ser declarado em diversas transações no exterior. São mandatórios em declarações como INTRASTAT e EXTRASTAT na União Europeia.

Código de controle: Nesse campo é informado o código NCM do produto.

País de Origem: País de origem da mercadoria. Além de ser campo obrigatório para diversas determinações, tem bastante relevância para as regras fiscais do Brasil, independente da origem do produto.

Região de Origem: Local dentro do país onde o produto foi originado.

Material: Categoria CFOP: — A categoria de CFOP é utilizada para a determinação de CFOP para o processo de emissão de notas fiscais pelo SAP.

Visão do Comércio Exterior

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